Ração vegana para pets

Será que a ração vegana é uma boa escolha? Esse é um dos assuntos mais polêmicos do momento…

Com a humanização dos animais, uma boa parte da população recorreu às alimentações veganas e vegetarianas. Como consequência, também surgiram essas dietas para os pets.

Ração vegana x Natureza

Cães

Todos sabemos que lobos são predadores natos.
Ou seja, ser vegano não faz parte da natureza canina.

Muitas pessoas crêem que cães são animais onívoros, mas isso não é uma verdade.

Na natureza, quando seus ancestrais ingeriam suas presas, normalmente herbívoras, também ingeriam seu conteúdo estomacal.

Com isso, a evolução fez com que se adaptassem a consumir grãos, legumes e frutas. Porém, isso não muda o fato de serem carnívoros.

Você deve estar pensando: “Ah, mas meu cão gosta da ração vegana…”
Ele pode até comer, pois é o que lhe é oferecido, mas não significa que isso está fazendo bem para ele.

Canídeos são carnívoros, e necessitam de grande quantidade de proteínas para sua saúde.

Resumindo

Os cães ainda são essencialmente carnívoros. Seu organismo carece de proteínas para se desenvolver.

Eles até podem sobreviver com dietas veganas devido a sua fantástica capacidade de adaptação, mas nunca serão tão saudáveis quanto deveriam.

Por experiência própria, afirmo: Cães que se alimentam de ração vegetariana ou vegana podem até viver algum tempo aparentemente saudáveis, mas futuramente sofrerão consequências como anemia, queda de pelos, fraqueza óssea e articular.

Na contramão, vem o gato

Felinos são animais quase estritamente carnívoros. Isso mesmo, carnívoros.

Como uma amante dos gatos, fico espantada com o número de pessoas que questiona o motivo de não haverem rações para eles nas Pet Shops.

Felizmente, rações veganas e vegetarianas para gatos ainda são extremamente raras, pois mesmo a famigerada indústria pet entende sua natureza.

Motivos anatômicos, metabólicos e fisiológicos

Gatos, em comparação com cães, possuem estômago menor e intestino bem mais curto, o que dificulta a digestão de fibras. Eles também não possuem amilase na saliva, o que os impede de digerir carboidratos.

Digestão

Para seu gato se manter saudável ele necessita de, no mínimo, 4g de proteína/kg de peso. Já os cães, carecem de cerca de 2,6g/kg.

Humanos precisam ingerir apenas 0.8g/kg para manter a saúde.

Sim, as rações veganas possuem proteínas, porém elas vem de uma fonte não reconhecida pelo organismo do animal. Seu corpo foi completamente desenvolvido para retirar a proteína da carne, e somente da carne.

Como já dito, os cães tendem à se adaptar, do contrário não estariam em nossas casas hoje, porém o organismo “pena” para absorver a proteína de uma fonte estranha.

Isso não soa nada saudável, não é?

Diabetes

Gatos gerenciam sua glicose através dos aminoácidos(proteínas).

Com o aumento de carboidratos, consequente de rações veganas, o organismo produz mais açúcares, incluindo a glicose. Quando essa glicose instala-se na corrente sanguínea, causa hiperglicemia.

Atenção

Animais com problemas de saúde, como obesos, diabéticos, alérgicos, com problemas renais e cardiovasculares, nunca devem ser alimentados com rações veganas!

Existem rações medicamentosas especialmente desenvolvidas para cada caso.

Conclusão

Entenda, não sou contra o veganismo. Eu mesma optei por uma dieta vegetariana há muitos anos.

Os seres humanos possuem uma capacidade incrível de adaptação, podendo tranquilamente recorrer à dietas alternativas. Porém, a natureza é sábia e rigorosa com os animais que fogem da sua.

Não arrisque a vida do seu pet. Alimente-o conforme a natureza exige!

Leia mais

Para saber mais sobre alimentação clique aqui.

Seja o primeiro a comentar em "Ração vegana para pets"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*