Muita gente acha engraçado ou fofinho um cão acima do peso, mas isso é um grande perigo!
A obesidade causa desconfortos e é um grande risco à saúde do cães.

Obesidade

Estima-se que mais de 50% da população canina esteja acima do peso.

Além do excesso de alimentos, a falta de exercícios físicos, algumas doenças, o sexo, a idade e a raça estão relacionadas ao problema dos animais com o peso.

A culpa é de quem?

Existem certas raças que vivem em pé de guerra com a balança, e uma boa parte da culpa é dos próprios tutores. Alguns tutores oferecem ração à vontade, petiscos diários e até mesmo restos comida.

Assim, muitos acabam, mesmo sem querer, colocando a vida do melhor amigo em risco.

Sabemos que certas raças são comilonas por natureza, mas não devemos nos render aos olhos pidões.

Doenças

Cães obesos podem ter as mesmas doenças que os humanos, como o colesterol alto, hipertensão, disfunções renais e diabetes, além de problemas respiratórios e de pele(eczema).

Eles também sofrem com as lesões na coluna vertebral, a osteoartrite e fortes dores musculares.


Veja as 10 raças mais propensas a obesidade:

10 Terra Nova

Não muito comum por esses lados, esse é um boa vida. Além disso, como é criado em baixas temperaturas, acaba acumulando aquela gordurinha para o frio.

9 Boxer

Mesmo não comendo muito, a raça é predisposta ao hipotireoidismo, disfunção que atinge a glândula tireoide e está relacionada ao aumento de peso.

8 Pastor Alemão

Esse comilão com tendência à displasia coxofemural sofre com as consequências da obesidade, sentindo no osso os problemas da má alimentação.

7 Rottweiler

Por serem utilizados como cães de guarda, tendem a ficar muito tempo sozinhos, o que os deixa sedentários e ansiosos. Resultado: um cão triste e obeso!

6 Beagle

Eles costumam comer tudo que for oferecido. Além disso, a raça têm tendência a formar lipomas que são tumores benignos relacionado ao acúmulo de gordura.

5 Bulldog Inglês

Esse tanquinho, no mau sentido, come muito bem e é avesso aos exercícios físicos. Como são braquicéfalos, têm dificuldade para respirar e se cansam com facilidade.

4 Pug

Outro braquicefálico, o Pug costuma abusar da alimentação e não gostar de caminhadas. Resultado: uma pancinha que nunca vai embora.

3 Dachshund

O famoso “salsichinha” é preguiçoso e “bom de garfo”. A raça é a que mais sofre quando obesa, pois sua coluna alongada é forçada com o peso, provocando fortes dores e grave desgaste ósseo.

2 Golden Retriever

São brincalhões e superativos, mas simplesmente não param de comer. O tutor precisa aproveitar que eles gostam de passeios para evitar a obesidade.

1 Labrador

Ativo, brincalhão e comilão como os Goldens, o Labrador não tem limites na hora de se alimentar. É a única raça que continua comendo, mesmo quando o estômago não aceita mais.

Dizem que se um labrador não estiver comendo, deve estar morrendo.
O problema é que ele pode morrer disso mesmo, de tanto comer.


E aí, seu amigo é de alguma raça acima? Que tal começar uma dieta?

Leia mais

Saiba como escolher uma boa ração para seu amigo clicando aqui.

1 comentário em “Top 10 raças propensas à obesidade

  1. É verdade eu tenho uma pug e ela está gordinha rsrs, não gosta de caminhar também, nós temos que ficar controlando a alimentação dela.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.