Quem tem ou teve um gato, provavelmente já foi surpreendido ao ganhar um presente.
Afinal, por que os gatos dão presentes aos donos?

Presente de mau gosto

Quase todo tutor de gato já recebeu um presente do seu amigo. Infelizmente, a maioria deles parece intragável para nós, já que vemos as coisas de modos diferentes.

É bastante comum ganhar insetos dos nossos amigos, além dos pássaros e ratos mortos.

Para eles, não importa se estamos no sofá ou já deitados na cama. O presente será entregue.

Instinto

Apesar da domesticação completa, os gatos ainda preservam boa parte do seu instinto selvagem, muito mais do que os cães de companhia, por exemplo.

Gatos selvagens necessitam da caça para sobreviver e precisam aprender desde cedo.
Primeiramente, para que se acostumem, as mães levam os animais já abatidos. Quando o instinto dos filhotes já está aguçado, elas os ensinam a perseguir e matar a presa.

Como é uma questão de instinto, as fêmeas tendem à presentear muito mais que os machos, já que são elas as responsáveis por ensinar os filhotes à caçar.

Ensinando a pescar

Quando um gato caça e não come sua presa, o que é bem comum nos gatos domésticos, não significa que ele faça isso por maldade. Se ele entrega o resultado dessa caça para você, tampouco significa que ele está lhe oferecendo como presente.

Ao apresentar a caça abatida para o tutor, a intenção é mostrar para o humano como se faz para sobreviver. Isso mesmo, ele quer lhe mostrar como se consegue o alimento, o que prova que ele se importa com seu bem estar.

Portanto, da próxima vez que seu gatinho lhe trouxer um “presente” destes, lembre-se que ele apenas quer despertar o seu instinto, pois não deseja que você morra de fome.



Sim, seu gato te acha um péssimo predador!

Leia também

Saiba mais sobre o instinto de caça felino, aqui!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.