Receber uma boa massagem felina pode ser tão amoroso quanto doloroso!

Quem nunca achou adorável “ser afofado” enquanto recebe unhadas na pele? Por um lado, não queremos que ele pare, por outro, da uma certa vontade de afastá-lo.

Afinal, por que os gatos afofam as coisas?

Apesar da maioria dos especialistas concordar que essa atitude demonstra carinho e afeto, existem algumas teorias sobre origem e o significado desse comportamento.

Explicarei as três teorias:

Instinto

Quem já observou um filhote de gato recém nascido, pôde perceber que ele massageia a sua mãe enquanto mama. Essa é uma forma natural de estimular a produção de leite.

Alguns profissionais acreditam que esse instinto criou uma associação positiva sobre a massagem, pois ela está ligada à alimentação, proteção e conforto.

De acordo com esses especialistas, os gatos mantém esse comportamento quando adultos por conta dessa associação positiva.

Portanto, quando os gatos massageiam os tutores, eles estão demonstrando que se sentem amados.
Particularmente, acho que essa é a teoria correta. Afinal, muitos deles ainda ficam “mamando” enquanto nos afofam.

Conforto

Geralmente, as coisas ficam mais aconchegantes depois de afofadas.

Existem teorias que afirmam que o “amassar pão” é um comportamento genético.

Alguns pesquisadores acreditam que o instinto de massagear venha dos antepassados selvagens do gato doméstico, pois eles amassavam as folhas para fazer um ninho na hora de dormir ou dar à luz.

Território

Outra teoria afirma que, como os gatos exalam cheiro por meio de glândulas nas almofadas das patas, eles usam a massagem como forma de marcar seu território.

Quando gatos massageiam seus tutores, cobertas ou outros animais, seu cheiro fica impregnado, fazendo com que pareçam sua propriedade.

Não se engane, esse também é um modo do gato demonstrar que se importa com você ou com os outros, pois ele não o quer dividir.

Com ou sem garra

Cada gato tem sua forma particular de fazer massagem.

Alguns usam suas quatro patas, já outros usam somente as dianteiras.

Tem os que usam as garras, e os que conscientemente retraem as unhas afiadas.
Não há uma explicação do porquê alguns não as recolherem, talvez seja falta de jeito ou suas unhas podem estar compridas demais.

Como agir

Como os gatos ronronam enquanto massageiam, isso demonstra que eles estão confortáveis com a situação e querem continuar a massagear. Por isso, procure incentivar as massagens e nunca afaste seu gato, mesmo que ele esteja arranhando.

Caso seu amigo seja dos que não retraem as garras, colocar uma toalha no colo ou cortar suas unhas, podem ser boas soluções.

Você pode comprar um cortador de unhas para gatos em forma de guilhotina. Esse cortador especial é encontrado em Pet Shops como Petz, PetLove e Cobasi.

Cuidado: afastar ou reprimir seu amigo por ele estar lhe massageando pode passar a impressão de que você não gosta dele.

Leia mais

Quer saber por que os gatos ronronam? Clique aqui e descubra!

2 comentários sobre “Por que os gatos afofam as coisas?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.