Por que os gatos têm bigodes?

Você já se perguntou o porquê dos gatos terem bigodes tão grandes?
Sua importância irá lhe surpreender!

Não é de hoje que os bigodes dos gatos despertam a curiosidade das pessoas.

Afinal, por que os gatos têm bigodes e para que eles servem?

Bigodes

Os bigodes se desenvolvem quando o gatinho ainda está no útero da mãe, antes mesmo de qualquer pelo, e já nascem completamente funcionais, ao contrário dos olhos e ouvidos.

Os gato têm 12 bigodes principais de cada lado do focinho.

Cada bigode tem raízes três vezes mais profundas que as dos pelos normais, além de uma série de terminações nervosas que detectam toda e qualquer vibração no ar, incluindo as ondas sonoras.

Superpoderes

Além de fazer parte do charme, os bigodes têm funções muito importantes que são capazes de orientar e proteger os gatos em diversas situações.

Eles servem como um GPS, sendo um radar que guia cada passo dos felinos.

Os bigodes auxiliam na tomada de decisões diária como, por exemplo, se determinado espaço é muito estreito para entrar, ou o quanto é preciso saltar para chegar à janela.

Existe também um órgão sensorial na ponta de cada bigode. Esse órgão capta as vibrações no ambiente e ajuda o gato a saber exatamente onde estão todos os móveis da sala, só por sentir as alterações na corrente de ar que entra pela fresta na janela.

Na caça, os bigodes são fundamentais para o gato detectar o movimento da presa, calculando a distância exata da corrida e o quanto é preciso saltar para dar o bote perfeito.

Visão noturna

Muitas pessoas acreditam que os gatos enxergam no escuro mas, apesar de enxergarem melhor que os humanos na baixa luz, a verdade é que o bigode é que guia o gato!

Quando estão no escuro, os bigodes são responsáveis por notar os perigos que o gato não consegue enxergar.

Ao captar a variação nas ondas sonoras, seja por um móvel no caminho ou por um predador se aproximando, os bigodes alertam para a defesa.

Por esses superpoderes, os gatos se movem com grande precisão e sutileza.

temperamento

O bigode também faz parte da comunicação felina, sua movimentação e posição podem expressar o estado de espírito do gato.

Quando o gato está feliz e descontraído, seus bigodes estão na linha reta para fora do rosto. Se ele está curioso ou caçando, seus bigodes estarão posicionados para a frente.

Já quando o gato está bravo, seus bigodes ficam curvados para o rosto. Como são muito importantes, os gatos colam os bigodes para trás quando vão brigar, para protegê-los.

Se você tosa seu gato na Pet Shop, peça para não tirarem os bigodes!

Leia também

Quer saber como e porque os olhos dos gatos brilham no escuro? Clique aqui.

Seja o primeiro a comentar em "Por que os gatos têm bigodes?"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*