Sei que vacinar seu cachorro ou gato pode ser pesado para algumas pessoas. Por isso, muita gente recorre às populares “vacinas de balcão”.

Critérios

A vacinação, tanto humana quanto veterinária, deve cumprir uma série de requisitos na hora do armazenamento, bem como no momento da aplicação.

As vacinas são processos biológicos termolábeis (sensíveis à variação de temperatura), portanto devem ficar sob refrigeração constante.
Caso o refrigerador tenha uma queda longa e brusca de temperatura, existe um termômetro que avisa para que toda a medicação seja dispensada.
Essa é a única forma de garantir que a vacina terá efeito.

Além disso, como bem sabemos, vacinas devem ser aplicadas somente por profissionais da saúde! Afinal de contas, você não pediria para a vendedora da farmácia lhe aplicar uma injeção, não é mesmo?
Ninguém quer correr o risco de ter a medicação aplicada da forma ou no local errado.

Por que com os animais deveria ser diferente?

Costume popular

Infelizmente, o hábito de vacinar cães e gatos no balcão de uma agropecuária é mais popular do que se imagina.

Normalmente, as vacinas de balcão são vacinas nacionais aplicadas pelo próprio atendente da agropecuária. Pior do que isso, alguns locais vendem a vacina para que o tutor aplique em casa!
Ou seja, esses são produtos de origem duvidosa, que não são armazenados com segurança, além de serem aplicados por alguém sem o mínimo de conhecimento.

Ineficiência

Muitas pessoas acreditam ser preconceito, ou mesmo uma forma de vender somente as importadas, mas vacinas nacionais que ficam em balcão de agropecuária simplesmente não funcionam.

Sim, você leu direito, elas não funcionam em 100% das vezes!

É como se estivessem injetando água no seu amigo. Pior ainda, muitas vezes o que tem dentro do frasco é uma substância que sequer pode ser aplicada.

Na rotina diária de uma clínica, é inacreditável o número de animais que morrem em decorrência de doenças das quais o tutor afirma ter imunizado. Em 99% das vezes, quando pergunta-se se a vacina foi aplicada em uma clínica e por um veterinário, a resposta é não.

Não sabe que vacina foi usada?

Simples, pegue a carteirinha e verifique se há o carimbo de um médico veterinário abaixo de cada aplicação. Veterinários carimbam para garantir que a vacina foi aplicada corretamente.
Caso não tenha carimbo e assinatura, ou não tenha carteirinha, leve hoje mesmo seu pet para o veterinário.

Lembre-se: Se você aplicou uma vacina de balcão, e seu pet ainda não foi contaminado com nenhuma doença, ele pode ter uma boa imunidade, mas não terá sorte a vida toda.

Não coloque em risco a vida do seu cãozinho! Se não possui condições de vacinar com vacina ética, não tire seu pet de casa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.