Já pensou em ter um coelho de estimação?

Eles são lindos, fofos, divertidos e fazem o maior sucesso com as crianças!

Coelho

Ao contrário do que muitos pensam, o coelho doméstico não é um roedor, mas sim um mamífero lagomorfo da família Leporidae.

São diferentes dos roedores pois possuem quatro incisivos na mandíbula superior, já roedores têm apenas dois.

Coelhos são herbívoros, enquanto roedores são, geralmente, onívoros.

Existem 8 espécies de coelhos conhecidas, sendo separadas em cerca de 48 raças, sendo o Coelho-Europeu(Oryctolagus cuniculus) o mais comum no ambiente doméstico.

Coelhos não devem ser confundidos com lebres, pois apesar de serem parecidos, e pertencerem à mesma família, eles possuem grandes diferenças físicas e comportamentais.

Características

Um coelho adulto pode chegar à medir 50cm, e seu peso pode variar entre 3 e 10kg. Do contrário da maioria dos animais, as fêmeas são maiores que os machos.

Em fase reprodutiva, a fêmea pode ficar prenha de 3 à 6 vezes por ano, tendo entre 3 e 12 filhotes por gestação. Ao nascer, os filhotes não têm pelos e seus olhos ainda não abriram.

Sentidos

Coelhos possuem um amplo campo de visão, já que seus olhos ficam nas laterais da cabeça.

Eles têm uma ótima percepção dos objetos que estão na sua traseira e laterais, porém o mesmo não acontece com objetos que estão na sua frente.

Para suprir essa fraqueza, têm longas orelhas que podem ser movimentadas juntas, ou separadamente, captando qualquer som indiferente da direção.

Eles também contam com um olfato muito aguçado, que é ampliado pela movimentação ininterrupta de seu focinho.

Coelhos são grandes velocistas, chegando à 70km/h quando perseguidos.

Temperamento

Como existem diversas raças, os coelhos apresentam grande variação de temperamento.

Quando criados desde filhotes, tendem à se tornar dóceis e sociáveis, buscando carinho e atenção.

Já que é um animal que vive no chão, não costuma gostar que o peguem no colo, principalmente quando o tutor estiver em pé. Também não gostam de carinho na barriga.

Sua docilidade depende das suas peculiaridades serem respeitadas.

Costumam ser muito sociáveis, convivendo bem com outras pessoas e animais.

Comportamento

Um fator bastante positivo no temperamento do coelho é que, ao mesmo tempo em que são animais afetuosos, são consideravelmente independentes.

São ideais para apartamentos, já que não requerem muito espaço por conta do tamanho. Assim como cães e gatos, também são capazes de aprender o lugar correto para suas necessidades.

Coelhos são aventureiros e adoram explorar o ambiente, entrando em todos os locais que puder.

Quando soltos, é importante ficar atento, pois os coelhos adoram roer móveis, sapatos, plantas, fios e tudo mais o que estiver ao seu alcance.

Eles adoram brinquedos e a interação que eles geram com os humanos.

Cuidados

Alimentação

Coelhos são herbívoros e devem ser alimentados com ração com base de grãos, legumes, feno e alfafa. Você encontra ótimas rações como a Nutrópica e a Funny Bunny em sites como Petz, Cobasi e PetLove.

Petiscos como espinafre, brócolis, couve, escarola, agrião, acelga, cenoura e folhas de beterraba também podem ser oferecidos.

Eles não podem comer sementes de frutas, biscoitos, doces, alface, repolho ou couve-flor. Esses alimentos não são bem processados, gerando gases que causam sérios problemas estomacais.

Higiene

Assim como os hamsters, os coelhos não podem tomar banho, pois é um risco para o seu sistema imunológico.

Assim como os gatos, eles se lambem, sendo auto eficientes para a higiene.

Os coelhos não possuem cheiro característico, porém, sua urina e suas fezes têm um odor forte e marcante. Por isso, é importante que sua serragem seja trocada diariamente.

Saúde

Coelhos adultos possuem de 26 a 28 dentes que crescem continuamente, gerando a necessidade de gasta-los em materiais e alimentos que possam ser roídos.

Todos os brinquedos destinados à coelhos devem ser funcionais, assim evitando sérias doenças periodontais. Peças de madeira devem ser oferecidas com frequência. Tome cuidado para que a peça não contenha verniz, tinta, ou outros produtos tóxicos.

Os coelhos são animais muito sensíveis emocionalmente e podem até mesmo morrer de susto. Portanto, não exponha seu pet à locais barulhentos.

Em época de festas, o ideal é que sejam mantidos em um quarto fechado e silencioso.

Vacinas e antipulgas não são necessários para os coelhos, o que os tornam bem acessíveis financeiramente. Porém, o ideal é a administração de vermífugo especial a cada seis meses.

Para manter uma boa saúde eles precisam de, pelo menos, 30 minutos de exercícios diários. Para isso, eles devem ser frequentemente soltos da gaiola.

Caso possua um casal, e não deseje crias, os coelhos também podem ser castrados.

Atenção

Coelhos podem viver até 10 anos. Não cogite ter um se não puder permanecer com ele.

Lembre-se: Todos os pets devem ser comprados com vendedores credenciados. Nada de sites de compra e venda! Não contribua para os terríveis criadores de fundo de quintal.
Saiba mais sobre esse tipo de criação aqui!

Veja mais

Conheça os lindos Porquinhos da Índia!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.