Os fofíssimos Hamsters

Os roedores mais criados pets, são famosos graças à sua aparência extremamente amigável.

No Brasil, são encontrados basicamente dois tipos de hamsters: o Sírio, e o Anão Russo.

Muitas pessoas confundem o Anão Russo com o Chinês. Porém, o Chinês é proibido no Brasil! Saiba mais.

Temperamento

Hamsters são ótimos animais de estimação, já que são fáceis de cuidar. Entretanto, geralmente possuem temperamento forte, exigindo um pouco de insistência para se tornar dócil.

Se bem cuidados, alguns chegam à procurar os humanos para interação. Porém, um hamster que não tenha sido manipulado o suficiente quando jovem, pode morder com frequência.

Isso ocorre com frequência em hamsters comprados em agropecuárias.

Hamsters devem ser manuseados com cuidado, sendo embalados nas palmas das mãos. Quanto gentilmente tratado ele é, mais dócil ele se tornará.

O contato com as crianças exige constante observação, pois elas tendem à fazer movimentos bruscos. Caso o hamster se assuste, ele pode reagir e machuca-las.

Não são raros os casos de agressões por parte desses pequenos roedores.

Características

Hamsters Sírios medem entre 12 e 15 cm e pesam até 150 g. Eles têm fama de serem os mais comilões da família.

Já os Russos são pequenos, medindo entre 9 e 11 cm, e pesando no máximo 50g. Ambos possuem expectativa de vida de 2,5 anos.

O Anão Russo pode ser encontrado em tons de café, cinza e branco. Possui uma linha preta no dorso, o que faz com que sejam facilmente identificados. A barriga é quase sempre da cor branca. Sua cauda é bem curta e tem o corpo roliço, o que as pessoas consideram adorável.

Os Sírios possuem a cor dourada como característica, podendo ter o pelo curto ou mesmo longo(hamster angorá). Porém, alguns criadores conseguiram variar os tons por meio de seleção genética, gerando exemplares pretos, brancos, avermelhados, cinzas e chocolate.

Cuidados

Ao contrário dos ratos, hamsters não podem tomar banho! Eles ficam gripados com facilidade, e isso os leva à morte. Eles se limpam como os gatos, lambendo.

Não se preocupe, como não possuem calda, são bem mais higiênicos nesse quesito.

Hamsters são animais onívoros. Portanto, devem ser alimentados com ração própria para eles, complementada com algumas frutas e verduras.

Roedores não podem comer frutas cítricas, pois irritam suas mucosas, causando ulcerações.

Para manter a forma, hamsters necessitam de uma gaiola com rodinha, túneis e brinquedos de madeira. Assim, terão onde gastar os dentes que estão em constante crescimento.

Esquentadinho

Como são animais solitários e muito territorialistas, o ideal é que se tenha um por gaiola, para evitar brigas e estresse. Também não é aconselhável sua interação com outros animais.

Além de desconfiados, são muito frágeis e podem se ferir gravemente.


Cuidado com a reprodução, pois roedores procriam muito rápido!

Leia mais

Busca um roedor mais dócil e resistente? Conheça os Ratos Twister!

Seja o primeiro a comentar em "Os fofíssimos Hamsters"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*