Mini cabra – A nova onda de animais de estimação
Você pode não acreditar, mas ter uma Mini Cabra como animal de estimação é uma febre na Europa!
Cabras sempre foram animais de fazenda, porém, devido ao seu comportamento divertido, têm sido cada vez mais adotadas como pet em boa parte do mundo.
Neste artigo:
Temperamento
Donas de uma grande inteligência, são semelhantes á cães, podendo ser educadas e treinadas.
Uma das principais características desses animais é a docilidade, por isso, as mini cabras são utilizadas em trabalhos terapêuticos na recuperação de crianças com distúrbios físicos e mentais.
São animais brincalhões, que adoram correr e tentam subir em tudo que estiver ao seu alcance.
Comportamento
Mini cabras são uma ótima opção para quem tem espaço, como um pátio amplo, ou uma pequena chácara.
Elas não devem ser criadas em lugares pequenos, pois como são muito agitadas, podem adquirir uma tendência destrutiva.
Lembre-se: além de pedirem um bom espaço para correr e brincar, cabras são animais barulhentos. Não cogite a hipótese de criá-las em apartamento ou conjunto residencial.
Se você tiver interesse em ter uma delas, deverá pensar seriamente em adquirir mais de uma, já que são animais de rebanho e não gostam de viver sozinhas!
Características
As Mini Cabras pesam entre 20 e 28 kg, e atingem em média de 30 a 40 cm de altura.
São pequenos ruminantes, assim como as ovelhas.
Sua pelagem é densa e serve como proteção contra o sol e o frio. O pelo pode ser comprido ou curto, macio ou áspero, dependendo do controle da criação.
Todas as colorações são aceitas.
Elas tem uma expectativa de vida de cerca de vinte anos, podendo ser maior de acordo com a criação. Os caprinos emitem um som alto e estridente, chamado de balido.
Cuidados
Assim como outros pets, as Mini Cabras precisam de cuidados para ter uma boa saúde.
Uma alimentação adequada e boa higiene são indispensáveis. Elas também precisam de vacinação e vermifugação.
A verminose é a doença que mais mata os caprinos. Portanto, o uso de vermífugo deve ser feito periodicamente.
Assim como os cães e gatos, esses animais são propensos a pulgas, carrapatos e miíase.
Como devem viver em local aberto, as Mini Cabras precisam de uma casinha adequada que as proteja do frio, pois são muito suscetíveis á pneumonia.
Sua dieta é a base de capim fresco, ração própria, milho e soja. Sua alimentação deve ser dividida de duas á três vezes por dia, para evitar problemas digestivos.
Casqueamento
Assim como o Mini Pig, seus cascos têm crescimento constante.
Caso seu pet não tenha contato com um piso áspero o crescimento do seu casco pode ser exagerado e, além de atrapalhar na locomoção, pode rachar causando infecções.
Para que isso não aconteça, terá de existir um cuidado denominado casqueamento. Exatamente como fazemos com nossas unhas, devemos cortar e lixar o excesso do casco da Mini Cabra.
O procedimento de corte deve ser feito por um profissional, e seu pet deverá ser acostumado desde filhote ao manejo da pata, para evitar futuras sedações.
Atenção
As mini cabras podem destruir um jardim ou horta em questão de minutos. São capazes de arrebentar cercas baixas com facilidade, portanto, devem ser mantidas longe desses locais.
Lembre-se: Todos os pets devem ser comprados com vendedores credenciados. Nada de sites de compra e venda! Não contribua para os terríveis criadores de fundo de quintal.
Saiba mais sobre esse tipo de criação aqui!
Veja mais
Outros pets exóticos, você encontra aqui.