Mini cabras

Você pode não acreditar, mas ter Mini Cabras como animal de estimação é uma febre na Europa!

Cabras sempre foram animais de fazenda, porém, devido ao seu comportamento divertido, têm sido cada vez mais adotadas como pet em boa parte do mundo.

Temperamento

Donas de uma grande inteligência, são semelhantes á cães, podendo ser educadas e treinadas.

Uma das principais características desses animais é a docilidade, por isso, as mini cabras são utilizadas em trabalhos terapêuticos, na recuperação de crianças com distúrbios físicos e mentais.

São animais brincalhões, que adoram correr e tentam subir em tudo que estiver ao seu alcance.

Comportamento

Mini cabras são uma ótima opção para quem tem espaço, como um pátio amplo, ou uma pequena chácara.

Elas não devem ser criadas em lugares pequenos, pois como são muito agitadas, podem adquirir uma tendência destrutiva.

Lembre-se: além de pedirem um bom espaço para correr e brincar, cabras são animais barulhentos. Não cogite a hipótese de criá-las em apartamentos ou conjuntos residenciais.

Se você tiver interesse em ter uma delas, deverá pensar seriamente em adquirir mais de uma, já que são animais de rebanho e não gostam de viver sozinhas!

Características

As Mini Cabras, ou bodes como são chamados os machos, pesam entre 20 e 28 kg, e atingem em média 30 a 40 cm de altura.
São pequenos ruminantes, assim como as ovelhas.

Sua pelagem é densa, e serve como proteção contra o sol e o frio. O pelo pode ser comprido ou curto, macio ou áspero, dependendo do controle da criação.
Todas as colorações são aceitas.

As crias, popularmente chamadas de cabritos, nascem após uma gestação de cerca de 150 dias.

Os caprinos têm uma expectativa de vida de cerca de vinte anos, podendo ser maior de acordo com a criação. Eles emitem um som alto e estridente, chamado de balido.

Cuidados

Assim como outro pets, as Mini Cabras precisam de cuidados para ter uma boa saúde, como alimentação adequada, boa higiene, vacinação e vermifugação.

A verminose é a doença que mais mata os caprinos. Portanto, o uso de deve ser feito periodicamente.

Assim como os cães a gatos, esses animais também são propensos á pulgas, carrapatos e miíase. Necessitando de controle parasitário e um banho á cada dez dias.

Como devem viver em local aberto, as Mini Cabras precisam de uma casinha adequada que as proteja do frio, pois são muito suscetíveis á pneumonias.

Sua dieta é a base de capim fresco, ração própria, milho e soja. Sua alimentação deve ser dividida de duas á três vezes por dia, para evitar problemas digestivos.

Casqueamento

Assim como o Mini Pig, seus cascos têm crescimento constante.

Caso seu pet não tenha contato com um piso áspero, crescimento do seu casco pode ser exagerado e, além de atrapalhar na locomoção, pode rachar e causar infecções.

Para que isso não aconteça, terá de existir um cuidado denominado casqueamento. Exatamente como fazemos com nossas unhas, devemos cortar e lixar o excesso do casco da Mini Cabra.

O procedimento de corte deve ser feito por um profissional, e seu pet deverá ser acostumado desde filhote ao manejo da pata, para evitar futuras sedações.

Atenção

As mini cabras podem destruir um jardim ou horta em questão de minutos. São capazes de arrebentar cercas baixas com facilidade, portanto, devem ser mantidas longe desses locais.

Veja mais

Outros pets exóticos, você encontra aqui.

Seja o primeiro a comentar em "Mini cabras"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*