Rato Twister

Se você tem pouco espaço ou fica algum tempo fora de casa, esses pequeninos são uma ótima opção pet!

os ratos são silenciosos, carinhosos e econômicos 😉

Rato Twister

Membros da família Muridae, os lindos Ratos Twister são amplamente utilizados como animal de estimação no mundo todo.

É o pet ideal para quem não tem muito tempo livre para se dedicar a um animal grande, ou mesmo para pessoas que moram em apartamentos.

Também chamado de Rato Mecol, os Twister pertencem á espécie Rattus norvegicus, que é exatamente a mesma do vulgo “rato de esgoto”. Porém, devido à séculos de isolamento de sucessivas gerações, tornaram-se livres de doenças e perderam sua agressividade natural.

De todos os roedores mantidos como animais de estimação, os ratos Twister são os mais inteligentes e interativos.

Temperamento

Por serem extremamente inteligentes(mais do que cães), os ratos podem ser treinados para diversas tarefas e truques.

São os animais mais utilizados em experiências, justamente pelo fato de possuírem características fisiológicas e comportamentais semelhantes aos humanos.

Quando criados desde pequenos, apreciam muito a companhia humana, adaptando-se facilmente a ficar nos ombros do seu tutor.

Você também pode levar o seu rato para passear, pois se acostumam com o movimento e a utilizar coleiras especialmente desenvolvidas para eles.

Características

Ratos Twister são consideravelmente maiores que os hamsters, que são os roedores mais populares por possuírem uma aparência mais fofa.

Eles medem entre 25 e 35 cm e podem pesar até 500 g. Por esse motivo, podem interagir com outros animais, já que são mais resistentes.

Sua expectativa de vida é de três anos, mas há relatos de ratos que chegam à cinco.

Possuem em corpo longo e delgado, com patas curtas e uma grande cauda. Assim como nós, os ratos têm cinco dedos, o que os tornam grandes escaladores.

Com uma pelagem densa e lisa, possuem cerca de 25 cores e marcações conhecidas. Existem concursos para julgar todos esses tipos de beleza.

Ratos são animais de hábitos noturno. Portanto, eles dormem a maior parte do dia, passando a noite comendo e se exercitando.

Curiosidade:

Ratos não gostam de queijo! Aliás, o queijo faz mal para eles.

Cuidados

Ratos são animais onívoros(comem de tudo). Porém, para manter uma boa saúde, o ideal é que sejam alimentados com ração específica.

Você também pode oferecer, como petisco e complementação, ovos, grãos, frutas e verduras. Roedores não podem comer frutas cítricas, pois causam ulcerações.

Para manter a forma, ratos necessitam de uma gaiola com rodinha, túneis e brinquedos de madeira. Assim, terão onde gastar os dentes que estão em constante crescimento.

Devido à sua longa cauda, que suja com frequência, o ideal é que seu rato twister tome um bom banho de vez em quando. Por sorte, eles adoram uma água morninha.

Como são animais que vivem em colônias, para evitar problemas como depressão, o ideal é que você tenha dois ou mais desses animais em uma grande gaiola.

Pode ser que role um briga de vez em quando, mas nada grave costuma acontecer.

Cuidado com a reprodução, pois roedores procriam muito rápido!

Leia mais

Quer uma outra alternativa? Que tal um hamster?

Seja o primeiro a comentar em "Rato Twister"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*