Pensa em um cachorro bonito. Pensou?
Se você não pensou no Afghan Hound, é porque não conhece essa raça.

Conheça a raça de cães mais majestosa do mundo!

História

O Afghan Hound tem suas raízes no Egito, sendo derivada dos Sighthounds, antiga raça do Oriente médio. Por serem velozes e incansáveis, eram utilizados como cão de caça.

No Afeganistão, as antigas tribos treinaram os Afghans para a caça de animais velozes, como gazelas e lebres.

Esse treinamento exigiu que eles se adaptassem à terrenos montanhosos, desenvolvendo grande agilidade, resistência e facilidade para saltar grandes distâncias.

Por volta de 1900, alguns exemplares foram exportados para a Inglaterra, onde chamou atenção por seu porte majestoso e passou a ser escolhido como animal de estimação entre a realeza.

Em 1970, os Afghans voltaram ao topo. Na época, ter um cão dessa raça era estar na moda.

Hoje, não é uma raça popular, devido à seu alto custo e difícil manutenção.

Personalidade

Apesar da aparência de “cachorro de madame”, o Afghan é um cão conhecido por sua independência. O Afghan não é um abanador de cauda.

Para aqueles que desejam um cão que não fique exigindo atenção, essa é uma boa pedida.

Sua natureza é ser um cão reservado e nada amigável com estranhos.

É um cão bastante tranquilo e silencioso, não latindo em excesso. Portanto, ele pode se adaptar à viver em apartamentos, desde que faça exercícios regulares como caminhadas e corridas.

São amigáveis com seus tutores, porém, seu relacionamento com crianças é controverso.
Alguns Afghans também podem conviver bem com outros cães, mas a maioria não.

Comportamento

Normalmente, os criadores afirmam que a disposição para brincadeiras varia muito de exemplar para exemplar, e o mesmo vale para o convívio com outros animais.

Mesmo um Afghan sociável não deve coabitar com roedores ou animais semelhantes, pois sua finalidade implicava em caçar esses animais, e acidentes são previstos nesse caso.

Por ser primitivo, não é considerado um cão muito inteligente, e isso torna seu adestramento quase impossível.

Em função de sua finalidade original, que o obrigava a tomar suas próprias decisões, não é um cão submisso e não faz a menor questão de obedecer comandos.

Alguns criadores comparam o comportamento do Afghan Hound ao dos felinos.

Características

Porte

O Afghan é um cão forte, ágil e robusto que não perde sua sutileza.

Quem vê um Afghan caminhando, nunca esquece. Seu andar é único e foi de suma importância para sua sobrevivência. Ele é ritmado por um ligeiro saltitar.

Sua estrutura é forte e bem desenhada para ser um animal veloz e potente. Afinal, esse é um cão capaz de caçar um leopardo das neves em um terreno montanhoso.

Pelos padrões normais o Afghan é um cão magro: nunca obeso, nunca esquelético.
As costelas devem ser sentidas ao toque, mas sem que as mãos encontrem buracos.

Tamanho

Os Afghan podem variar de tamanho, sendo aceita uma margem de até 8cm, mas a altura padrão é de 66cm. Estar acima ou abaixo do padrão é uma falta, mas não uma desqualificação.

A fêmea não deve exceder a altura do macho, pois nessa raça é importante que o macho se pareça com macho e a cadela tenha forma e jeito de fêmea.

Cabeça

Seu crânio e focinho devem ser do mesmo comprimento.

A trufa é preferencialmente preta, mas o fígado é aceitável em cães de cor clara.
Trufas rosas ou de 2 cores não são aceitáveis.

Fêmeas devem ter sempre uma cabeça mais refinada que machos.
Fêmeas masculinizadas ou o machos com formas afeminadas são inaceitáveis.

Olhos

Seus olhos são triangulares e implantados obliquamente.

O Afghan usa visão periférica para minimizar o movimento da cabeça, assim essa forma e posição permitem um maior campo de visão frontal e lateral.

A maioria dos entusiastas da raça preferem olhos marrom escuro, entretanto o dourado também é permitido, mas não deve ser confundido com amarelo claro ou laranja.

Orelhas

As orelhas devem ser baixas, razoavelmente longas e bem voltadas para trás. Quando puxadas para a frente, devem alcançar o maxilar.

O ideal é que elas não sejam vistas, sendo cobertas por um pelo longo e sedoso.

Cauda

A cauda anelada é uma característica exclusiva da raça.

O anel deve ser pequeno e bem no final da cauda, que por sua vez não deve ser muito curta nem muito longa, sendo bem curvada para cima.

Como o Afghan não a usa para expressar seus sentimentos, se sua cauda não estiver erguida quando em ação, pode ser que ele esteja com algum desconforto ou inquietação.

Pelagem

Sua pelagem deve ser longa e sedosa, nunca apresentando um pelo grosseiro. O pelo da sela(dorso) é curto, justo e consideravelmente mais grosso que os demais.

Todas as cores são aceitas.
As mais comumente vistas são o prata, dourado, preto, branco, azul, creme, todos os tons de brindle(malhado), e dominó. Muitos apresentam máscara escura.

Dedos, tórax e garganta brancos são comuns e não devem ser penalizados.

Saúde

A pelagem da raça Afghan Hound é linda, mas se você não cuidar muito bem do seu pelo, a pelagem longa poderá causar graves problemas de saúde. Uma pelagem mal cuidada pode criar fungos, e até mesmo cobrir os olhos dos cães, causando diminuição da visão.

A Síndrome da bolsa do canto medial é um tipo de prega de pele criada nos olhos, que gera uma espécie de bolsões onde a sujeira e poeira se acumulam no canto interno dos olhos.
Essa é uma patologia genética e pode levar à cegueira. Conheça bem a origem do filhote.

A Displasia Coxofemoral é uma anormalidade das articulações do quadril, muitas vezes de origem genética, que causa dor e incapacidade de se movimentar.

O Afghan Hound também está predisposto a apresentar problemas deste tipo, por isso é importante checar os laudos radiográficos dos pais antes de adquirir um filhote.

Quanto custa um Afghan Hound?

O valor do Afghan Hound, varia muito de acordo com cada criador e cada criação.

Canis profissionais, que participam de exposições, gastam muito com pesquisas e aprimoramento genético. Por esses gastos, os filhotes acabam sendo bem mais caros que os de Pet Shop.

Alguns canis não expõe, mas também realizam um trabalho genético muito responsável, com exames e outros procedimentos veterinários. Nesses, geralmente o valor é mais baixo.

Em geral, podem ser encontrados bons filhotes por cerca de R$3.000,00.

*Não compre animais pela internet! Você deve conhecer o local e os pais do seu filhote*

Atenção

Solicite ao canil o histórico veterinário dos pais, avós e bisavós de seu filhote.

O criador deve lhe informar sobre eventuais problemas com o filhote, porém, muitas vezes a cobiça fala mais alto. Pesquise bem e, se possível, entre em contato com outros compradores.

Leia mais

Outros animais curiosos, você encontra aqui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.