Saluki: O enviado de Deus
Com um rostinho bonito e bastante exótico, o Saluki chama muita atenção por onde passa!
Você sabia que eles são chamados por algumas civilizações de “Enviado de Deus”?
Neste artigo:
A origem
O Saluki é considerado a mais antiga raça de cães domesticados em todo o mundo!
No Egito Antigo o Saluki foi um cão real e, devido ao grande valor que tinha, era mumificado ao lado dos faraós. Eles eram tratados como um deuses também pelos sumérios.
Nos primórdios, vivia como nômade e caçava animais como gazelas, chacais, lebres e raposas. Tudo isso é possível comprovar em esculturas e ilustrações de culturas antigas.
Características
O Saluki é dono de um porte elegante, ostentado por pernas finas e longas.
Apesar de serem muito confundidos com seu parente, o Afghan Hound, os Saluki não possuem pelos no corpo, somente nas orelhas e na cauda.
Uma forte característica é seu dorso amplamente arqueado, exibindo as costelas, que lhe garantiu a presença nas páginas do Guiness Book como o cão mais veloz do mundo.
Afinal, ele foi criado para correr longas distancias com velocidade de cerca de 60km/h.
Temperamento
Se você gosta de um cão dependente ou manhoso, não escolha um Saluki.
A raça não costuma gostar de muito mimo e também não demonstra afeto ou interesse a todo momento. Apesar disso, criam um forte vinculo com seu tutor e familiares.
É um cão tímido e bem desconfiado com estranhos, o que o torna um bom cão de guarda. Ele também não atenderá a chamados ou ordens de pessoas que não tenham o treinado.
Possuem uma inteligência moderada, estando no 43º lugar do ranking canino. Portanto, ele é teimoso, mas não impossível de adestrar.
Comportamento
É um cão brincalhão, porém muito sensível emocionalmente, portanto, não gosta de jogos violentos ou brincadeiras bruscas, como o arremesso de objetos para que ele busque.
Eles amam correr, e são uma ótima companhia para uma corrida ou uma volta de bicicleta.
Talvez pelo passado, os Saluki têm alma de rei, gostam de ser bem tratados e de dormir em locais fofos. Se não receberem uma cama à sua altura, podem muito bem buscar a sua durante a noite.
Veja mais
Gostou do Saluki e quer conhecer outras raças exóticas? Então, clique aqui!