Muita gente não sabe, mas os pets braquicefálicos precisam de mais cuidados que os demais cães e gatos.

Braquicefálico

O termo médico braquicefálico, é designado à uma condição de má formação do crânio (braqui significa curto e cefálico significa cabeça). Ou seja, é uma deformidade, um achatamento nos ossos da cabeça. A braquicefalia faz com que a cabeça e o focinho sejam menos longos do que o normal.

Simplificando, braquicefálico é o termo dado para os cães e gatos que possuem o focinho achatado.

Exemplos de cães braquicefálicos:

Pug
Boxer
Shih tzu
Pequinês
Boston terrier
Buldogue inglês
Buldogue francês
Dogue de bordeaux
Cavalier King Charles Spaniel

Gatos braquicefálicos:

Persa
Exótico
Sagrado da Birmânia

Dificuldades

Por possuírem o focinho bem mais curto que os demais cães, essas raças apresentam dificuldades para respirar. Muitos deles, sofrem de paradas respiratórias ao praticarem exercícios por muito tempo.

Outro problema dos braquicefálicos é que praticamente nenhuma dessas raças consegue nadar! Os poucos exemplares que conseguem, não o fazem por muito tempo, devido à baixa resistência à atividade física.

Características

Além dos problemas respiratórios, cães e gatos de focinho achatado também podem apresentar alterações nos olhos, deixando-os com aparência esbugalhada. O que pode parecer “engraçadinho”, é a fonte de muitos problemas e gastos veterinários.

A braquicefalia também pode intervir na estrutura do maxilar, provocando o posicionamento errado dos dentes, o que causa dificuldade em comer, além de facilitar o aparecimento de problemas dentários em função do acúmulo de sujeira.

O palato mole, a estrutura que divide as passagens nasais, também pode ficar ‘solto’ na garganta do pet, o que acaba gerando a produção de um barulho constante parecido com um ronco. Esse barulho é típico nos buldogues, raça que tende a ter mais dificuldades respiratórias.

Cuidados

Caso você tenha um amigo braquicefálico, tome muito cuidado ao levar para passear!
Jamais o leve para a rua em dias de muito calor, pois eles tendem à aquecer mais rápido que os cães de fuço normal. Esse superaquecimento pode levar seu amigo à morte!

Se houver uma piscina em casa, cerque-a ou deixe seu pet bem longe dela! Caso ele goste de se refrescar, nunca o deixe sozinho na piscina. Muitos tutores já choraram a morte do seu amigo por isso.

Sensíveis

Provavelmente você não sabe, mas todos os cães ou gatos braquicefálicos devem fazer cirurgia somente com anestesia inalatória.

Essa anestesia consiste em manter seu pet no oxigênio através de uma intubação traqueal durante todo o processo. Isso evita que ele tenha uma parada respiratória, já que as anestesias diminuem o ritmo da respiração.

Animais braquicefálicos não podem de forma alguma fazer as chamadas “cirurgias populares“, pois elas não utilizam a anestesia inalatória!

Leia também

Shih Tzus, Bulldogs e Pugs têm muitos problemas de pele! Quer saber sobre a dermatite atópica? Clique aqui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.