Esse nome assombra muitos tutores que optaram por não castrar suas fêmeas.
Você sabia que não castrar sua cadela ou gata pode mata-la?

Piometra

A Piometra é uma infecção bacteriana que acomete o útero. Ela pode surgir logo após o primeiro cio, sendo mais comum em fêmeas com mais de 5 anos.

Essa infecção ocorre como resultado das mudanças hormonais durante o cio. Nesse período, os glóbulos brancos do sangue, que nos protegem contra infecções, são impedidos de entrar no útero para que não impeçam a fecundação.

Ao término do cio, o nível do hormônio progesterona fica elevado por até 2 meses e causa o espessamento da parede uterina, preparando o útero para a gestação.

Caso a fêmea não fique prenha por muitos cios, o revestimento do útero continua a aumentar, podendo formar cistos .

Piometra em cadela

Causas e Consequências

A principal causa da Piometra é a não castração das fêmeas.

Para piorar a situação, muitos tutores optam injeções anticoncepcionais para evitar gravidez. Como essas injeções são à base de hormônios, esse método facilita o aparecimento da Piometra.

Alguns tutores sentem pena de castrar seus animais, ou mesmo gostariam de tirar uma cria.
A consequência desse ato muitas vezes é a morte, pois a Piometra é um infecção extremamente grave que o corpo não consegue combater sozinho.

Conforme piora, algumas bactérias do útero podem migrar para os rins através da corrente sanguínea, o que leva a fêmea à morte quando os rins param de funcionar.

Piometra em gata

Sintomas

  • Corrimento vaginal purulento, escuro e fétido
  • Aumento da sede e, consequentemente, da micção
  • Alargamento do abdômen (barriga inchada)
  • Letargia (inconsciência)
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Febre

Tipos de Piometra

É preciso ficar atento aos sintomas mais leves, pois existem duas formas de Piometra.

Aberta: A vulva apresenta um corrimento fétido e escuro, sendo fácil de identificar. Normalmente ela ocorre 2 meses após o cio.

Fechada: Não há presença do corrimento, sendo a forma mais fatal da doença. Por não apresentar sintomas externos, o tutor só a nota quando já atingiu um estágio muito avançado.

Tratamento

Geralmente, assim que diagnosticada a Piometra, a fêmea precisa ficar internada.

Ela recebe medicamentos intravenosos e antibióticos para combater a infecção. Quando estiver estabilizada, a castração será feita para evitar que a Piometra volte a ocorrer.

Somente a castração pode evitar a insuficiência renal ou uma infecção generalizada (septicemia).

Prevenção da Piometra

A única forma de prevenção da Piometra é a castração, preferencialmente antes do primeiro cio.

Como ocorre no útero, assim que removido, as chances de desenvolver a doença acabam.

Muitos tutores não castram suas fêmeas por acharem que é um ato cruel, mas cruel mesmo são os casos de morte por Piometra, e eles são mais comuns do que você imagina.

Que tal dar uma passada na Pet Shop para conversar sobre a castração?

Leia também

Saiba os MITOS e VERDADES sobre a castração, aqui.

2 comentários sobre “Piometra: quando não castrar traz a morte

  1. Minha cachorrinha quando adotei filhote, acho que ela tinha uns 3 meses, foi a última da ninhada e chegou com uma barriga enorme. Não dei importância, pois como foi a última da ninhada, achei que era de tanto comer, pois com o passar dos dias foi diminuindo e ficou normal o tamanho. No primeiro cio, notei ela lambendo a vulva (antes nunca vi fazendo isso) nos primeiros dias, pensei que fosse normal, mas ao examinar, tinha secreção purulenta. Levei correndo ao veterinário e o diagnóstico foi piometra (na época nem sabia que tinha aberta ou fechada). Foi operada, se recuperou bem (a cicatriz, com o tempo quase não se notava), só que depois de uns meses ela teve infecção no ouvido esquerdo (saia um cheiro forte e cerume), tratei também e se recuperou. Não tinha mais forte cheiro, mas notei que ao limpar o ouvido esquerdo ela sempre se retorcia e mostrava os dentes, indicativo de dor, e também ao longo dos 4 anos de vida dela, algumas vezes apareceu tipo uma secreção amarelada no olho esquerdo (pus?) sendo que certa vez, ficou até com o olho “colado” por causa desse problema (eu limpava com soro fisiológico). Peguei algumas vezes o meu outro cachorro que vive com ela, lambendo o olho dela, mesmo sem ter nenhuma secreção, porque? Minha dúvida: tudo isso será que é por causa da piometra? A infecção pode chegar no cérebro?

    • Olá, desculpe a demora.
      Não, os problemas não estão relacionados.
      Sobre os ouvidos, certamente ela teve otite, oque pode ser crônico e deve ser tratado adequadamente, pois pode ser fungo ou bactéria.
      Sobre os olhos, existem diversos problemas relacionados. Pode ter sido um machucado ou mesmo um problema na glândula. Seu cão deve lamber o olho dela pois sente o cheiro alterado, provavelmente devido a uma infecção.
      Em todos os casos, o importante é que ela deve ser examinada por um médico veterinário.
      Espero ter ajudado!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.