Você já chegou em casa e seu cão ficou tão feliz que fez xixi? Já viu seu pet fazendo xixi com “cara de medo”?

Felicidade

Todo e qualquer tempo que passamos fora de casa é uma eternidade para nosso pet.

Se você tem um amigo de pelos há algum tempo, é bem provável que ele já tenha te recebido com chorinhos, o rabo abanando e…xixi.

Pode parecer estranho, e até mesmo nojento, mas quando um cão chega à urinar com a chegada do seu tutor, isso significa que ele fica tão feliz que simplesmente perde o controle.

Fazer xixi por felicidade, é apenas mais uma forma maluca dele demonstrar que te ama muito.

Submissão

Fazer xixi por submissão parece cruel, mas também faz parte da comunicação canina.

Cães podem urinar para demonstrar uma atitude pacífica, ou até mesmo para apaziguar uma situação de confronto. Quando um cão faz xixi com postura de submissão, ele está tentando convencer o próximo de que ele não é uma ameaça.

O xixi geralmente acontece quando o cão encontra pessoas ou animais estranhos, mas também pode ser um escape naqueles momentos de xingamento ou punição.
Alguns cães deixam escapar apenas gotas de xixi, já outros deixam grandes poças no chão.

Junto ao xixi, quando o cão está em posição submissa, ele tende a demonstrar várias posturas como ficar encolhido, levantar as patas dianteiras, colocar o rabo entre as pernas, abaixar as orelhas, ou até mesmo “forçar um sorriso”.

Muitos cães apresentam esse sorriso de lado ao mesmo tempo em que abanam o rabo. Esse comportamento ocorre com pessoas conhecidas, pois ele está receoso e querendo agradar.

O que fazer

Geralmente, os cães param de fazer xixi por submissão quando completam um ano de idade. Entretanto, as pessoas querem interromper esse comportamento o quanto antes.
Além disso, alguns cães continuam urinando por submissão mesmo quando adultos.

Seguem dicas que vão te ajudar a lidar com essa situação:

* Quando chegar, não o cumprimente. Você deve ignorá-lo completamente. Apenas fale com ele após cerca de 15 minutos. Caso ele esteja agitado, espere ele se acalmar para ir falar com ele.

* Ensine-o à sentar. Esse treinamento é importante em diversas situações, inclusive nessa. Peça para ele sentar antes de você falar com ele ou antes que ele vá cumprimentar alguém.

* Quando for dar carinho, evite acariciar a cabeça dele. Faça carinho embaixo do queixo ou peito. A mão humana por cima da cabeça pode representar uma ameaça para o cão.

* Prefira brinquedos ao contato humano. Evite pegar, acarinhar, perturbar ou brincar com suas mãos. Prefira jogar uma bolinha e usar brinquedos.

O que não fazer

  • Jamais olhe, toque ou fale com ele se ele estiver fazendo xixi ou parecer que vai fazer.
  • Não abrace ou mexa na cabeça do seu cão quando interagir com ele.
  • Nunca repreenda quando ele urinar sem querer.
  • Não bata em seu cão em hipótese alguma.

Cuidado

Se seu cachorro sempre faz xixi em momentos inapropriados, mesmo sendo repreendido, é imprescindível que ele seja avaliado por um veterinário, pois alguns problemas podem fazem com que seu cão urine contra sua vontade, são eles:

Incontinência Urinária

A incontinência urinária é a incapacidade de segurar o xixi. Ela é mais comum em cães idosos, mas também pode acontecer em cães mais jovens, principalmente os que sofreram traumas.

Infecção Urinária

Um cão com infecção urinária pode fazer xixi com muita frequência, mas em pequenas quantidades. Cães com infecção urinária tendem à lamber excessivamente as partes íntimas, a fim de aliviar o desconforto na uretra.

Problemas Gastrointestinais

Se seu cão sempre teve local fixo para as necessidades, mas de repente começou a fazer isso pela casa, ele pode estar com algum problema no intestino.

Mudança na dieta

Caso você mude a marca da ração bruscamente, seu cão pode apresentar diarreia.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem aumentar o número de vezes que o cão urina. Leia a bula.

Fatores comportamentais

Alguns fatores também devem ser levados em conta na hora de avaliar seu amigo, são eles:

Muito novo

A maioria dos filhotes com menos de 3 meses ainda não consegue controlar sua bexiga ou intestino, ou seja, eles não conseguem segurar o suficiente para chegar no lugar certo, e acabam fazendo no meio do caminho.

Demarcação de território

Alguns cães, principalmente os machos, fazem xixi em vários lugares a fim de demarcar seu território. Ele pode fazê-lo pois pretende mostrar que é ele que manda na casa.

Cães muito territorialistas ou mal treinados, podem urinar como reafirmação de liderança perante os donos. A castração costuma resolver esse problema, assim como um bom treinamento onde fique evidente que o tutor é o Alfa da casa.

Ansiedade de separação

Se um cachorro faz xixi no lugar errado apenas quando está sozinho, mesmo que por um curto período de tempo, ele pode sofrer de ansiedade de separação.

Alguns cães sofrem muito com o distanciamento dos tutores e podem urinar, uivar ou até mesmo ter atitudes autodestrutivas.

Leia também

Seu cão se põe à uivar quando você sai de casa? Saiba o motivo e o que fazer, aqui!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.