Como vimos aqui, gatos albinos são constantemente confundidos com gatos brancos e vice e versa. Já cães albinos são bem mais raros, mas existem.

Os problemas de saúde, e os cuidados especiais que um animal albino carece, são motivos que tornam obrigatório eles serem diferenciados dos animais de pelagem branca.

Cães albinos

O gene do albinismo é totalmente diferente do gene da coloração branca.

O albinismo está relacionado á falta de uma enzima chamada tirosinase, que é uma produtora da melanina, a proteína responsável pela coloração.

Como saber se o cão é albino:

1. O pelo do cão albino é totalmente branco, sem nenhuma mancha de cor escura.

2. Os olhos dos cães albinos devem ser azuis, verdes ou apresentar duas cores.

3. Sua pele deve ser rosada e não possuir mancha ou pinta escura.

4. A trufa do nariz, as almofadas das patas, suas orelhas, lábios e pálpebras são cor de rosa.

5. Alguns cães apresentam manchas muito claras na pelagem, almofadas das patas ou trufa do focinho.

Problemas e cuidados especiais:

Sensibilidade

A carência de melanina afeta drasticamente a visão do animal com albinismo.

Sua retina é pouco desenvolvida, e sua íris não possui pigmentação, o que permite que passe mais luz do que em uma íris que contém pigmentos.
Isso faz com que os animais albinos não olhem diretamente para a luz, mesmo que fraca.

Além disso, muitas vezes os pets albinos apresentam estrabismo (olhos cruzados) e nistagmo (movimentos involuntários dos olhos).

Saúde

Uma pele desprovida de pigmentação é muito mais sensível à radiação solar. Portanto, os animais albinos são mais propensos às queimaduras, tumores e ao câncer de pele.

Animais albinos também possuem fotofobia, ou seja, aversão à luz. Normalmente eles evitam ou mesmo fogem de lugares muito iluminados.

Seus olhos, além de sensíveis, geralmente não funcionam como deveriam. Em sua maioria, os animais albinos possuem baixa visão e não enxergam objetos parados.

Cães e gatos albinos têm uma grande chance de nascerem surdos de um ou ambos ouvidos. Por isso, para ajudar seu amigo, o ideal é que se faça um teste de audição no animal.

Cuidados

Por ser uma condição genética, não há tratamento para o albinismo. Porém, existem certas precauções que podem ser tomadas a fim de evitar doenças e até mesmo acidentes.

Pele

Por serem muito sensíveis, pets albinos devem viver no interior das casas, nunca no pátio.

Para passeios, existem filtros solares próprios para animais que são facilmente encontrados nas Pet Shops. Também podem ser usadas roupas leves que protejam da radiação, mas que não aqueçam.

A pele destes pets é como a de uma criança recém nascida.
Na hora do banho, devem ser usados shampoos especiais, preferencialmente neutros, suaves e com pouca química.

Olhos

Como possuem baixa visão, o ideal é que a casa do pet com albinismo não tenha seus móveis trocados de lugar com frequência. Também não devem existir objetos soltos, que possam ser derrubados e acabem machucando o animal.

Alguns dos pets possuem a visão tão sensível que evitam passear ou brincar, o que pode gerar depressão. Para esses casos, foram criados óculos especiais chamados Doggles, que reduzem a quantidade de luz que atinge seus olhos.

Para animar seu amigo, seus brinquedos devem ter cores fortes e emitir sons. Assim, ele poderá encontrá-los mesmo não enxergando e ouvindo bem.

Cachorro usando Doggles

Disseminação

Apesar de serem considerados lindos e exóticos, os seres albinos, via de regra, vivem menos que os saudáveis. A vida desses animais é difícil e sofrida.

Em se tratando de uma condição genética, o albinismo pode ser herdado. Portanto, é imprescindível que se castre esses animais para que o gene ruim não seja propagado.

Somente assim podemos evitar sofrimentos futuros!

Leia mais

Quer saber se seu gato é branco ou albino? Clique aqui!

1 comentário em “Cuidados especiais com cães e gatos albinos

  1. Resgatei uma gata albina, olhos azuis e sem nenhuma mancha pelo corpo, dias de sol fraco ela fica no quintal em lugares mais fresco, já está cadastrada. As vezes preciso falar um pouco mais alto para que ela me ouça direitinho, obediente. 😻🥰🥰

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.