Seu cão se coça sem parar mesmo sem pulgas?
Fique atento à dermatite atópica!

O que é

Dermatite atópica é uma doença genética, de caráter inflamatório e pruridogênico (causador de coceira).

Ela possui características clínicas associadas à alérgenos do ambiente. Em geral, a dermatite é desencadeada por ácaros presentes na poeira doméstica.

A dermatite atópica é relativamente comum nos animais de estimação, representando cerca de 20% dos atendimentos na área dermatológica.

Sintomas

Os sintomas da dermatite atópica costumam aparecer quando o cão tem por volta de um ano de idade.

Ao primeiro sinal da doença, o animal já sente muita coceira, o que desencadeia comportamentos compulsivos como lamber as patas ou se coçar à ponto de machucar.

Outros sintomas comuns nos animais cometidos são as otites e conjuntivites incuráveis, queda de pelos, caspa, mal odor, feridas e vermelhidão.

Se não tratada, o animal pode apresentar até mesmo o enegrecimento da pele.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito após o médico veterinário descartar outras doenças com sintomas semelhantes como sarna, infecção bacteriana, alergias alimentares e de contato.

Tratamento

Infelizmente, a dermatite atópica não tem cura.
Seu tratamento é multifatorial e de suporte, dependendo do estágio da doença.

O indicado para o alívio dos sintomas, indiferente do caso, é uma alimentação balanceada e banhos regulares com produtos neutros.
O contato com tapetes, cortinas, almofadas ou mesmo animais de pelúcia deve ser evitado, pois o animal pode apresentar alergia à ácaros.

Outro cuidado essencial é o controle dos parasitas.
Uma grande parcela dos animais afetados apresenta reação imediata após uma única picada de pulga ou carrapato. Por isso, não basta que seja aplicado qualquer antipulgas, pois a maioria deles requer que o animal seja picado para matar o parasita. O ideal é a utilização de coleiras que afastam as pulgas e carrapatos, como a Seresto – Bayer.


Você encontra a Seresto com bons valores nos sites da Petz, PetLove e Cobasi.

Liberdade

Por incrível que pareça, o ideal é que os pets com dermatite atópica fiquem longe de ambientes fechados, vivendo em um local com a maior circulação de ar possível.

Atenção

Alguns pets podem apresentar comportamentos compulsivos por estarem deprimidos.
É comum que esses cães lambam e mordam as patas, ou mesmo arranquem seus pelos. Alguns pets com compulsão por lambedura podem precisar isolar o local.

Caso os cuidados não funcionem, seu amigo pode estar se sentindo sozinho.

Leia mais

Conheça as aqui todas as doenças causadas pelas pulgas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.